A tecnologia é uma realidade que faz parte de diversas áreas, tanto na vida profissional quanto na pessoal. É inegável o quanto nossa realidade é continuamente modificada por novas mídias e plataformas diariamente, em um mundo que vive uma intensa transformação digital.
A sala de aula e as escolas não poderiam ficar fora desse movimento. A tecnologia na educação é fundamental para trazer melhorias de dinamismo às atividades dentro e fora da sala de aula.
As principais vantagens da tecnologia na educação
Como vimos, a tecnologia na educação pode ser incorporada de várias formas na dinâmica escolar. Ela propicia benefícios tanto para a gestão quanto para tornar as atividades pedagógicas mais enriquecedoras e interessantes para os alunos.
Vamos conhecer, em detalhes, algumas dessas vantagens a seguir.
Permite automatizar tarefas
Emitir boletos, gerar relatórios escolares, enviar lembretes de cobrança, cadastro de alunos, entre outros, são exemplos de tarefas que podem ser digitalizadas com o auxílio de sistemas. Atualmente, não há motivos para manter um fluxo de atividades como essas sendo realizado de forma manual.
Além de burocrático, isso consome tempo dos profissionais e pode levar a erros. Isso é uma iniciativa importante para ganhar tempo e produtividade, além de oferecer mais valor no atendimento de pais, professores e alunos.
Melhora a comunicação com a gestão e gera mais integração entre os agentes de educação
Ao investir em plataformas completas com softwares e aplicativos, a escola tem a chance de facilitar o compartilhamento de informações e potencializar a comunicação entre a instituição, os docentes e as famílias. Esses recursos são essenciais para estreitar laços entre a escola e sua comunidade.
Por exemplo, por meio de aplicativos, os responsáveis podem receber lembretes e mensagens sobre eventos, situações que aconteceram na aula, lições de casa e muito mais. Isso colabora para aumentar o engajamento e manter os pais mais satisfeitos.