O termo branding vem do inglês e pode ser traduzido como “gestão de marcas”. Na prática, ele representa toda a preocupação com a imagem de uma empresa e se trata de um conjunto de ações para melhorar e fixar a imagem de um negócio no imaginário do público.
Vale lembrar que as estratégias de branding vão além da criação do logo e campanhas de vendas de produtos. Elas visam alinhar toda a comunicação visual e iniciativas de marketing do negócio.
Com isso, a marca não só passa a mesma imagem para todos os clientes como também tem uma personalidade própria.
Veja estratégias de branding para divulgar a sua marca
Crie uma identidade marcante
Uma das dicas para encantar o cliente é ter uma identidade marcante. Aqui não estamos falando somente sobre a visual, mas sobre o posicionamento da marca. Especialmente porque, como já dito, o branding vai muito além da criação de um logo, por exemplo.
No entanto, ter um layout diferenciado e atrativo é sim um diferencial, pois são essas características específicas que ficam marcadas na memória do cliente. Assim, vale fazer um esforço e investir nesse ponto entre suas estratégias de branding.
Em relação a postura, é fundamental que sua marca esteja pronta para estabelecer uma postura frente a temas relevantes na sociedade como causas ambientais e sociais. Com isso, fica claro para o consumidor que seu negócio possui, também, propósito e valores.
Estabeleça o tom de voz
Outro ponto que precisa ser considerado entre as estratégias de branding para divulgar a sua marca é a criação de um tom de voz. É assim que você dará personalidade para ela.
Ao fazer isso, ela se torna uma pessoa e, portanto, única.
É por meio da originalidade dela e de seus valores e propósito que ela se torna relevante e conquista um espaço diferenciado na mente do consumidor. Isso é importante porque a comunicação emocional é muito mais forte do que a comercial.
Aposte em uma comunicação integrada
Essa é outra ação que você deve avaliar entre as estratégias de branding, já que é fundamental que exista um equilíbrio entre os objetivos internos e externos da sua marca. Os princípios que você elencou ao criar o tom de voz e o propósito dela, precisam ser norteados por um discurso comum.
Ao invés de pensar a forma como você faz a comunicação institucional, com seus colaboradores (e aqui não importa quantos sejam) e com o mercado deve ser a mesma, adaptando, claro, a mensagem a ser passada.
Como uma “pessoa” sua marca não pode ter duas personalidades totalmente diferentes para lidar com públicos distintos, certo? Então, aposte em um discurso integrado!
Use e abuse do digital
Esteja onde o seu cliente está. E, convenhamos, onde é que você passa mais tempo do que na internet?
Assim, é imprescindível que estar presente no universo digital seja uma das estratégias de branding da sua lista. Esse ambiente concentra milhares de pessoas e é uma boa forma de aumentar a visibilidade de uma marca.