Inovação em Comunicações

Foto/Imagem: Foto : Group Publishing

Inovação em Comunicações

A inovação em comunicação vem sendo citada pelas novas mídias, empresas de tecnologia que trabalham com distribuição de conteúdo.

Quem são essas empresas? Os motores de busca e as redes sociais digitais. O Google, Facebook, Snapchat, Yahoo são os protagonistas no mundo em inovação na comunicação.

MÁQUINAS QUE PENSAM

A inteligência artificial, como toda tecnologia, tem um grande potencial para ser benéfica, mas também para fazer coisas ruins. Tudo vai depender de como você trabalha. Como vamos determinar o que é bom e o que é ruim? Quem controla a máquina? É aí que está o grande problema das empresas de mídia. O conteúdo é importante? Sim, porém mais da metade do tráfego de informação da internet passa pelo Google e pelo Facebook.

Eles são os grandes distribuidores de informação no planeta, e isso é preocupante. Em um período de eleições, isso é ainda mais grave. Essas empresas têm inteligência artificial e algoritmos trabalhando de acordo com os interesses delas.

NOVAS TECNOLOGIAS

Hoje existem tecnologias como a NLG (natural language generation), que é um software que escreve notícias sozinho. O texto escrito pela máquina, em vários aspectos, é melhor que o texto escrito pelo humano. Não tem erro de concordância verbal, de pontuação ou de sintaxe, ao passo que tem no texto humano. Mas esse texto da máquina é a chamada commodity, uma notícia sobre fatos que exigem menos trabalho de apuração jornalística. Uma reportagem, a NLG não faz. The Washington Post, The New York Times ou The Guardian já têm máquinas escrevendo notícias, mas são commodities.

O QUE ESTÁ DANDO CERTO

Existem iniciativas boas, como as de intraempreendedorismo, que todas as empresas de mídia brasileira dizem fazer. Trata-se de incentivar os próprios funcionários a produzir iniciativas inovadoras. Mas não conseguem chegar em determinados níveis de desenvolvimento de tecnologias. As startups brasileiras têm um nível de inovação bom para a nossa realidade, mas, quando buscam aplicar em outra, percebe-se que não são tão inovadoras assim.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.